Volkswagen – Eyes on the road

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Simplesmente F A N T Á S T I C A essa ação criada pela Ogilvy Beijing para Volkswagen. O objetivo da ação era alertar o público sobre os riscos de enviar mensagens de texto enquanto dirige.

A ação ocorre em um cinema em Hong Kong enquanto várias pessoas estão sentadas dentro de uma sala de cinema aguardado o inicio do filme. Na tela do cinema, começa a passar um vídeo com um carro andando em alta velocidade em uma estrada, olhando para a tela é como se o telespectador estivesse assistindo ao filme. Após alguns segundos, todos os celulares da sala tocam e as pessoas ali presentes, imediatamente deixam de olhar para a tela do cinema e voltam o olhar para a tela do celular quando de repente, na tela do cinema, ocorre uma batida de carro.

 

Como foi feito?

A tecnologia utilizada foi de envio de mensagem por localização “location based broadcast” para que todos os celulares da sala pudessem receber uma mensagem ao mesmo tempo.

Já que estamos falando da utilização de um recurso mobile como peça principal dessa campanha, que tal falar também um pouco sobre mobile marketing. Vamos lá?

Mobile marketing no Brasil

Segundo dados da Anatel, para cada pessoa residente no Brasil há 1,3 aparelho disponível.

Com a oferta de banda larga a preços cada vez mais acessíveis e a popularização  das redes sociais, os brasileiros estão cada vez mais conectados, são mais de 271 milhões de celulares no país e 132,9 milhões de acessos banda larga móvel.

Embora o mobile marketing seja algo pouco explorado, para algumas empresas as campanhas de mobile marketing tem ganhado cada vez mais espaço na pauta das reuniões de planejamento, pois permite uma segmentação mais detalhada do consumidor, seus costumes e preferências além da mensuração de resultados e alcance em tempo real.

De acordo com o relatório da State of the Mobile Advertising (SMA) o mercado de publicidade móvel no Brasil aumentou 400% entre 2012 e 2013 e isso mostra que as empresas estão voltando mais o olhar para esse mercado.

E agora?

Sabemos que formatar uma campanha direcionada para o mobile não é uma tarefa fácil, tanto pela diversidade de Gadgets que temos no mercado, quanto pela limitação que ainda temos de oferta de conexão no Brasil.

Talvez o passo inicial para uma boa estratégia de mobile marketing seja mapear quem é seu público, entender quais são as necessidades e a partir daí formatar um produto que não seja apenas mais um app ou aquelas mensagens desagradáveis que recebemos diariamente sem autorização.

A estratégia “Broadcast” utilizadas pelas mídias tradicionais não funciona para esse meio, por isso é preciso reinventar a comunicação a cada dia, com novas ideias, inovando e gerando valor para seus clientes.

Obrigado e até breve! 

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