Como abrir uma loja virtual?

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Olá tudo bem?

Se você chegou até este artigo provavelmente está com dúvidas sobre como abrir uma loja virtual.

Este texto vai ajuda-lo(a) a esclarecer algumas dúvidas comuns que passam pela cabeça de quem está pensando em se aventurar no comércio eletrônico.

Bom, para quem ainda não me conhece, meu nome é Filipe Andrade, sou Produtor multimídia pós graduando em Marketing e Comunicação com mais de 09 anos de experiência em projetos digitais, sou figurinha carimbada em eventos da área e já trabalhei em grandes agências de comunicação atendendo a grandes clientes.

Então vamos lá?

Uma loja virtual é um negócio como qualquer outro, a diferença é que parte da estrutura da empresa é online, mas isso não a isenta de cumprir com as obrigações junto aos órgãos públicos e orgãos de defesa do consumidor como qualquer outra empresa.

Plano de negócio

Antes de tudo você precisa criar o plano de negócios da sua empresa. Com o plano de negócio você irá estruturar melhor suas ideias e organiza-las no sentido de identificar a viabilidade do seu empreendimento no âmbito financeiro, mercadológico e operacional, além de identificar também a viabilidade do negócio.

No site do Sebrae MG você poderá baixar gratuitamente o software Plano de Negócio 3.0. Este programa irá auxilia-lo na elaboração do seu plano de negócio de maneira estruturada com o passo a passo explicando cada etapa.

Para baixar o programa basta clicar no link abaixo:

https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/software/software-plano-de-negocio-30

 

Registro

Após criar o plano de negócio você precisará registrar a empresa e enquadra-la em um regime de recolhimento tributário. Recomendo contar com o auxilio de um contador que é o profissional responsável pela área fiscal e contábil das empresas. Para encontrar um contador em sua região basta ir até o CRC – Conselho Regional de Contabilidade de seu estado e lá eles irão lhe apresentar uma lista de escritórios de contabilidade cadastrados.

Recomendo acessar também o portal do Empreendedor e ver se sua empresa se enquadra como MEI – Micro Empreendedor Individual.

Para quem ainda não sabe, esse é um programa do governo federal voltado a pequenos empresários cujo faturamento anual da empresa seja inferior a R$ 60.000,00.

O registro é feito via internet e na mesma hora você já tem o CNPJ e alvará provisório para começar sua empresa. O único custo mensal é de R$ 40,40 para atividades de comércio ou indústria e de R$ 44,40 prestação de serviços ou R$ 45,40 para comércio e serviços. Esse valor é destinado a Previdência Social e ao ICMS ou ISS e os valores são atualizados anualmente conforme o salário mínimo.

Vale lembrar que nem todas as atividades econômicas são permitidas nesse programa.

Para mais detalhes basta acessar o portal do empreendedor clicando no link abaixo:

http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual

 

Estoque

É importante que todo produto anunciado esteja disponível em estoque para evitar problemas com indisponibilidade de produto vendido. Vale lembrar que o estoque deve estar bem alinhado com a loja virtual para que você tenha a segurança de que a quantidade de produto anunciada seja a mesma disponível no estoque.

Também é importante ficar atento à validade dos produtos e ao acondicionamento para evitar perdas, afinal de contas, não é sadio para nenhuma empresa contar com prejuízo, ainda mais no início do negócio.

 

 

Plataforma

A escolha da plataforma mais adequada a sua loja virtual é a etapa mais importante, pois ela será a ponte entre você e seus futuros clientes.

Muita gente acaba escolhendo a plataforma levando em consideração somente o preço e deixam de lado outros recursos importantes que poderão fazer falta a medida em que o fluxo de visitantes da loja for aumentando.

Nessa etapa é fundamental buscar a ajuda de um profissional especializado para que ele possa te indicar qual é a melhor solução, levando em consideração orçamento disponível, prazo para desenvolvimento, trafego esperado e recursos desejados.

 

Conteúdo

Após selecionar a plataforma é hora de produzir conteúdo para sua loja virtual.

O cliente não contará com o auxilio de um vendedor como acontece em uma loja física, por isso você precisará produzir conteúdo de qualidade como fotos dos produtos (de preferência tiradas em estúdio), textos bem escritos com riqueza de detalhes dos produtos, preço, forma de pagamento, frete, prazo de entrega, política de privacidade, texto institucional, sistema de pagamento, política de trocas, devoluções e etc.

Infelizmente muitas empresas ainda cometem o erro de não dar a devida importância a essa etapa, publicando foto de produto com baixa resolução e sem tratamento, texto de descrição muito curto e sem informações detalhadas sobre o produto, preços errados, menos clareza sobre as políticas da empresa relacionadas a privacidade, trocas , devoluções, garantia e etc.

 

Divulgação

Com a empresa registrada, estoque abastecido, produtos cadastrados e loja publicada é hora de divulgar, pois afinal de contas o cliente não tem bola de cristal, não é verdade?

Recomendo a criação de um plano de marketing onde você poderá definir os resultados a serem alcançados, assim como as ações para se atingir a competitividade.

O ambiente digital permite além de divulgar seu negócio também mensurar os resultados e assim definir qual ação surtiu mais efeito.

Você pode contar também com a ajuda de um profissional em marketing digital que irá lhe auxiliar sobre o melhor canal para divulgação de sua loja bem como otimizar o seu investimento para atingir o máximo de pessoas qualificadas.

Outra dica é criar um perfil da sua empresa nas redes de relacionamento online que seu público participa e publicar conteúdo de qualidade relacionado ao seu produto e ao dia a dia dessas pessoas relacionando-as com seu produto.

 

Essas são etapas básicas para abertura de uma loja virtual, mas podem variar de acordo com o modelo de negócio. É importante que você conte sempre com a ajuda de um profissional da área que irá auxilia-lo em cada etapa deste processo.

Se desejar entrar em contato para obter mais informações será um prazer ajudar você. Clique aqui.

 

No mais é isso. Espero que este texto tenha ajudado você a esclarecer algumas dúvidas sobre como abrir uma loja virtual e espero ter contribuído com sua caminhada rumo ao sucesso!

Obrigado e até mais ?

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